Assinar documento pelo celular

Entenda como assinar documento pelo celular?

Cansado de imprimir, assinar e depois digitalizar para enviar por fax documentos que precisam da sua assinatura? É fácil criar uma assinatura eletrônica e adicioná-la ao seu Word, PDF e outros documentos.

E existem muitos programas que também possuem recursos internos de assinatura digital que adicionam uma camada extra de conveniência e segurança.

No entanto, precisamos esclarecer algo que normalmente causa confusão, que são as assinaturas eletrônicas e assinaturas digitais, pois parecem iguais, são duas coisas diferentes.

Uma assinatura eletrônica é simplesmente uma imagem da sua assinatura adicionada a um documento, enquanto uma assinatura digital é um dado criptografado que comprova que o documento veio de você.

Assinar documento pelo celular

DICA: Conheça os Planos de Celular da TIM agora mesmo: MaisTim.com.br

Para alguns propósitos, uma assinatura eletrônica simples será adequada, mas para documentos mais importantes, é altamente recomendável uma assinatura digital segura. Alguns aplicativos, como Word ou Acrobat, podem anexar uma assinatura gratuitamente a um documento.

Mas se você precisa assinar documentos digitais regularmente ou está procurando algo um pouco mais simples, existem aplicativos para seu computador, tablet e smartphone que podem facilitar ainda mais a assinatura de documentos digitais. Entenda a seguir.

Como assinar documento pelo celular em PDF?

Para usuários do iPhone, uma das maneiras mais fáceis de assinar um documento PDF é usar as ferramentas incorporadas ao aplicativo Mail. Quando você receber um anexo, toque para fazer o download e depois toque novamente para abri-lo.

Utilizando o aplicativo Mail para iPhone para assinar documento pelo celular

Você verá um ícone de marcador no canto superior direito. Toque nele e você verá as ferramentas aparecerem na parte inferior. Selecione o “+” para exibir as opções de texto e assinatura. Quando terminar de preencher o formulário, selecione “Concluído” e poderá enviar o formulário por “Responder a todos” ou “Nova mensagem”.

Aplicativo para assinatura de documentos online para Android e iOS

Outro recurso que facilita assinar um documento pelo celular em PDF é o Adobe Sign & Fill (gratuito para iOS e Android). Para formulários em papel, você pode tirar uma foto, adicionar qualquer texto necessário e sua assinatura e, em seguida, salvar.

Assinar documento pelo celular

Se você possui um telefone Android, o processo é semelhante. Você toca no anexo do e-mail para visualizá-lo e ele será aberto no Adobe Fill & Sign (talvez seja necessário selecioná-lo como o aplicativo para abrir o documento).

Você verá ferramentas para adicionar texto e sua assinatura. Toque em qualquer lugar do documento para adicionar texto e toque no ícone da caneta para adicionar sua assinatura. Quando terminar, toque no ícone de compartilhamento.

Selecione e-mail, e o aplicativo salvará o documento automaticamente e criará um e-mail com o anexo. Ou, se você deseja responder ao e-mail com o documento assinado, pode selecionar “Salvar no Drive”. Em seguida, você pode responder à mensagem, tocar no clipe de papel anexo e selecionar o arquivo no seu Google Drive.

Assinando documentos online através de anexos em PDF recebidos via iPhone

Caso receba um e-mail com um anexo em PDF no iPhone, toque no anexo para visualizá-lo, toque na caixa de ferramentas no canto inferior direito e verá a ferramenta para adicionar texto e sua assinatura ao documento.

Quando você usa o aplicativo pela primeira vez, você será solicitado a criar uma assinatura que poderá salvar para documentos futuros. Depois de adicionar o texto e a assinatura, você pode selecionar o botão de compartilhamento para enviar como anexo de e-mail ou “Salvar em arquivos” para salvar o arquivo no seu iPhone. Em seguida, você pode criar ou responder a um e-mail no Mail. 

Pressione e segure para abrir o menu e toque na seta à direita para exibir uma opção em “Adicionar anexo”. Selecione “No meu iPhone” e abra a pasta “Adobe Acrobat”. Você verá o documento assinado na pasta. Toque nele e o arquivo será anexado ao seu e-mail.

Como criar sua assinatura eletrônica?

Caso o processo de assinar documento pelo celular seja algo frequente, a melhor ideia é a criação de uma assinatura eletrônica.

Primeiramente, é necessário capturar uma imagem da sua assinatura que entrará no seu documento em vez da sua assinatura real. Você pode obter sua assinatura de várias maneiras diferentes:

Maneira 01

Escreva em tinta preta em um pedaço de papel branco em branco e digitalize ou fotografe. A digitalização fornece a melhor imagem, mas se você não tiver um scanner, esteja fotografando em uma área bem iluminada e sem sombras sobre a sua assinatura.

Maneira 02

Desenhe-o com o mouse ou o trackpad em um programa de pintura como o Paint for Windows ou o Paintbrush for Mac. Entretanto, esteja avisado de que pode levar algumas tentativas para que sua assinatura pareça correta – se você estiver usando o trackpad, é recomendado o uso de uma caneta.

Maneira 03

Escreva no seu smartphone ou tablet usando qualquer aplicativo gráfico ou um aplicativo de captura de assinatura, como Draw Signature Pro ou Autograph. Com as versões pagas desses aplicativos, você terá a opção de salvar sua assinatura com um plano de fundo transparente, o que facilita muito a adição de sua assinatura.

Salvando a assinatura eletrônica

Depois de ter um arquivo gráfico, salve-o como um arquivo “.png”. O Paint e o Paintbrush têm essa opção quando você usa “Salvar como” para salvar seu arquivo.

O formato PNG permite que você salve sua assinatura com um plano de fundo transparente, para que não cubra linhas de assinatura ou outras informações abaixo. Agora você tem uma cópia eletrônica da sua assinatura.

Agora basta adicionar ao Word à imagem da sua assinatura digitalizada, ou à outro aplicativo de edição de texto habitual e enviar o documento com a sua assinatura eletrônica.  

Published by